Pular para o conteúdo

Financiamento imobiliário atualizado pela TR ou IPCA?

Recentemente a Caixa econômica Federal, visando aumentar a concorrência e a oferta de crédito para financiamentos habitacionais, apresentou uma nova opção de Financiamento imobiliário com atualização pelo IPCA (Indice de preços ao Consumidor amplo), competindo com o financiamento atualizado pela TR.

O Financiamento com correção pelo IPCA terá juros menores e correção mensal pela inflação, o que significa que terá reajuste mês a mês, ao contrário do financiamento com atualização pela TR, com juros maiores e correção nula, já que a TR tem sido zero.

Comparando os dois tipos de financimento habitacionais

Veja no Quadro abaixo, um financiamento pela CEF de um Imóvel de R$ 300 mil reais e renda familiar de R$ 12 mil reais.
[table id=49 /]

É Vantajoso fazer a opção pelo Financiamento atualizado pelo IPCA?

Como é um financiamento com juros menor e corrigido pela inflação, nesta modalidade é preciso apostar que a inflação permaneça baixa pelo prazo do financiamento, seria uma aposta muito grande, já que o controle da inflação no Brasil é recente e ainda temos muitas incertezas quanto ao controle dos gastos públicos.

Em países estáveis, como por exemplo os Estados Unidos, onde a inflação anual, foi em torno de 2% na média dos últimos 20 anos, sem dúvida seria a melhor opção. No Brasil ainda é cedo, mas pode ser a melhor opção daqui a algum tempo.

As duas opções de financiamento estarão disponíveis, caberá ao adquirente optar, mas tome muito cuidado, como a prestação inicial no plano com o IPCA é muito menor, é possível que profissionais do mercado imobiliário tentem convencer você que esta é a melhor opção, principalmente porque a renda exigida será muito menor, ou seja, é muito provavel que várias pessoas só consigam ser aprovadas no financiamento com IPCA, é só conferir no quadro acima a diferença entre as prestações iniciais em cada plano.

Pode ser até que seja uma futuramente, mas hoje seria jogar com a sorte.

Nossa Opinião

No momento, não consideramos a opção de financiamento pelo IPCA, vantajosa, por considerarmos que as incertezas com a economia brasileira podem prejudicar quem comprar nesta forma. Não aconselhamos por enquanto.

Referências

  • http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/
  • https://ww2.ibge.gov.br/home/