Obra por administração, prós e contras

Imagine que você e um grupo de amigos resolveram comprar um terreno e construir um prédio dividindo as despesas, juntos contratam uma construtora que elabora um orçamento detalhado e e estipulam que o prédio ficará pronto em 36 meses e pra isso serão necessários aportes mensais numa conta bancária criada especialmente para execução do projeto e que as compras e demais obrigaçoes serão administrados construtora contratada.

A grosso modo,essa é a ideia central de obra por administração é essa.

A lei das incorporações imobiliárias estabelece que obra por administração ou a preço de custo, é a modalidade de construção onde um grupo de pessoas constitui um condomínio, contratam uma construtora, que ficará responsável pela administração da obra e a edificação do projeto e receberá como remuneração uma taxa de administração, devendo pra isso os condôminos fazerem aportes mensais com a finalidade de construir o prédio.

Vantagens da Obra por administração

O Maior objetivo de quem compra nesta modalidade é ter uma vantagem quanto o custo final de sua unidade, obtendo um preço justo, estimasse uma margem em torno de 20% a 30% a menos que uma obra de preço fechado onde entram o lucro do incorporador, margem de segurança financeira e juros do agente financiador da obra.

Quem tem problema de conseguir financiamento também pode se beneficiar pois geralmente não é feita análise de crédito nesta modalidade pois não.

Desvantagens

Uma obra por administração pra iniciar bem precisa de um orçamento preciso e saber que os materiais vão sofrer reajustes no tempo e os aportes precisarão ser corrigidos. A maior desvantagem é justamente este, o valor da obra é aberto ou custe o que custar.
Outra desvantagem é a forma de pagamento apertada, onde se paga yuma valor alto em 3 ou 4 anos sem possibilidade de financiar o imóvel depois de pronto.

Obra por administração é pra você?

  • Se o seu orçamento é na ponta do lápis e não sobra nada pra um possível imprevisto: Não é pra você.
  • Você pode pagar bem mais que as parcelas do plano financeiro: É pra você (Melhor fazer um financiamento com o agente finenceiro)
  • Você quer fazer investimento em patrimônio e pensava em comprar imóvel a vista: É pra você (Você vai ter um bom retorno em valorização)
  • Não tem Tempo para participar de assembléias e reuniões de condomínio e esquentar a cabeça: Não é pra você (A não ser que você não se importe de saber como estão gastando o seu dinheiro.

LEI Nº 4.591, Dispõe sôbre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. Veja a lei aqui

Amigos fazendo planos

Construtoras com obras por administração

Você pode gostar...

Click Aqui
Posso ajudar?