Pular para o conteúdo

Alternativas de crédito Imobiliário com a alta da Selic

O mercado Imobiliário gira em torno de 10% do PIB Brasileiro (Produto Interno Bruto) e por ser um dos principais geradores de Renda, consumo de Serviços, Geração de Empregos diretos e indiretos, precisa estar sempre em constantes mudanças.

Fatores que sempre impactam o mercado Imobiliário

  • Crescimento ou queda Econômica
  • Alta ou Baixa de Juros
  • Alternativa de porto seguro para Investimento
  • Demandas de consumo específico
  • Tendências e novos estilos de vida
  • Desejo pessoal e Status

Com a manutenção da Taxa Selic em alta como ferramenta de controle da inflação, o mercado imobiliário Carioca viu no final de 2021 uma pequena queda de consumo, e por isso começou a trazer alternativas que buscavam as seguintes demandas:

  • Opções de financiamento direto com o Incorporador
  • Retomada dos lançamentos no sistema de obra por Administração (clientes financiam o imóvel durante o período de obras sem usar dinheiro de banco)
  • Criação de um sistema Híbrido, que seria O mesmo sistema a preço de custo (Obra por ADM- falado acima) com uma opção de financiamento de parte do valor
  • Os Incorporadores não optarem por contratação de crédito imobiliário da produção (com a alta dos juros, o mercado imobiliário não absorve esse tipo de aumento de custo)
  • O Consórcio imobiliário deixa de ser um vilão e volta ser uma alternativa relevante

Conheça agora algumas alternativas de financiamento direto com o Incorporador

O Opportunity Fundo de Desenvolvimento Imobiliário traz em seus contratos uma opção de financiamento direto com uma taxa de Juros de 5,9% a.a + Variação Positiva do IPCA com prazo de pagamento de até 240 meses. Hoje no Rio de janeiro esse Incorporador oferece produtos na Barra da Tijuca, Ipanema, Laranjeiras, Glória, Botafogo, Tijuca, Centro (próximo lançamento)
O conceito dessa modalidade de negócio é dar uma opção segura de financiamento no momento da entrega do seu apartamento sem correr o risco em cima da Oscilação da Taxa Selic. O Consumidor tem a liberdade de financiar com qualquer agente financeiro e ter mais uma opção já garantida de financiamento, trazendo a todos um “Colchão de segurança” e dando aos seus clientes uma compra segura.
A Carvalho Hosken trouxe para os condomínios da Ilha Pura a partir de Junho a opção de financiamento direto com 3 linhas de créditos repassando a posse do imóvel de imediato:
*(Opção de pagamento por tempo limitado pelo Incorporador)

1° Opção – Investidores

Forma de Pagamento:
Entrada – 50% do Imóvel (esse valor podendo ser negociado)
Saldo do Imóvel – Divido em 18 parcelas mensais fixas e sem correção.

Atender aos clientes investidores em especular seu capital com altos rendimentos e ao mesmo tempo comprar um ótimo apartamento com a renda gerada pela aplicação (Diversificação de patrimônio e aplicação de Recursos)

2° Opção – Clientes que precisam se desfazer de patrimônio:

Forma de Pagamento

Entrada – 50% do Imóvel (esse valor podendo ser negociado)
30% do Imóvel – Dividido em 18 mensais fixas e sem correção.
20% do Imóvel – Parcela única no 19° mês, corrigida desde a compra com Juros de 5,5% a.a + Variação positiva do IPCA

O cliente compra o imóvel sendo que 80% do valor isento de correção, E consumidor pode vender seu patrimônio com prazo, ganhando rendimento e pagando um juro muito abaixo praticado pelos bancos hoje

3° Opção – Financiamento em curto prazo, juro baixo e pequena correção:

Entrada – 30%
40% do Imóvel – Dividido em 30 meses corrigidos com juros de 5,5% a.a + a Variação positiva do IPCA
30% do Imóvel – Parcela única no 31° mês e corrigida desde o ato da compra com juros de 5,5% a.a + a Variação Positiva do IPCA

Opção de financiamento mais em conta do que oferecido pelos bancos com detalhe do pequeno prazo causar pequena correção no seu saldo de Origem. Para clientes que não podem mexer no seu capital de giro (Empresários, Prestadores de Serviço, Investidores de longo Prazo) pagar um juro baixo com rendimento maior que a correção prevista acima é um grande atrativo.

Detalhe, os Compradores podem quitar a sua dívida a qualquer momento com recursos próprios ou até mesmo optar pela quitação através de crédito imobiliário.

A Obra Por Administração volta a cena por trazer uma compra segura e rentável aos seus investidores. Com a Selic em alta, tanto o Construtor quanto o consumidor final pagam uma conta alta em 2 níveis:
1° O valor de venda se torna mais alto (o Juro que o incorporador paga para construir com recursos dos bancos vai para o preço) o financiamento desse imóvel também é alto para o cliente. O risco para ambos se torna alto, porque os 2 estão sendo corrigidos a juros ao mesmo tempo.
Isso cria um aumento de custo que gira em torno de 25 a 35% do custo real da unidade. Por isso volta a cena com diversos lançamentos sem a utilização de recursos dos bancos, Modalidade essa conhecida como Obra a Preço de Custo ou obra Por Incorporação, onde é pago apenas:
O Custo do Terreno
O Custo da Construção e da decoração das partes comuns
A despesa de mão de obra do Construtor

Nesse modelo de negócio os incorporadores realizam uma obra de 36 a 50 meses (dependendo da capacidade de pagamento do Bairro e do perfil do Produto) e os clientes quitam o imóvel nesse prazo.
Além das despesas listadas acima, os clientes pagam apenas a correção dos Insumos da obra (INCC, ICC, CUB, etc) corrigidos mensalmente.

O Mercado oferece também um modelo Híbrido de pagamento, trazendo a opção de pagar mais em conta e financiar parte disso da seguinte forma:

Financiando o custo do Terreno (fração Ideal) após a quitação do Imóvel, esse percentual pode ser de 20 a 30% do negócio.

Na nossa cidade temos especialistas nesse mercado como:

Calper
Mozak
Martins Ferreira
INTI
MR2
S&B
PIIMO

Incorporadores Tradicionais aderindo a esse sistema por entender ser o momento ideal

Calçada
Montserrat

Para realizar uma disrruptura de todo o sistema a Incorporadora Sensia (Grupo MRV) traz diversas opções de pagamento de acordo com o perfil do cliente e cada opção com o seu custo efetivo definido:

Pagamento com parcelas fixas em poucos meses
Crédito Associativo (resgatando FGTS como ato e já assinando com o banco durante as obras
Pagamento de 35% do valor do Imóvel durante o prazo total de obras e financiando com o banco após a entrega.

Procure sempre Profissionais do Mercado imobiliário que possam te dar o máximo de informações para que você compre de acordo com o Melhor modelo de negócio, o Importante é fazer uma compra segura e sem sustos.